Papa São Pio V

Eduardo Moura
4 min readApr 30, 2020

--

Hoje lembramos o grande São Pio V, um dos santificados que ocupou a Cátedra de Pedro

O Papa São Pio V

São Pio V. Ele é mais lembrado por ser o papa que salvou a Civilização Ocidental, por meio da formação da Liga Católica que combateu os turcos na batalha naval de Lepanto.

Foi São Pio V quem acrescentou na Ladainha Lauretana a invocação "Auxílio dos Cristãos”, isso em razão de um êxtase que ele teve no dia da Batalha de Lepanto, onde lhe fora revelada a vitória de Nsa. Sra. sobre os muçulmanos. A notícia da vitória chegou à Roma 2 semanas depois.

Mas o legado de São Pio V não se resume a isto. Ele foi um martelo de hereges e um defensor ardoroso da ortodoxia católica.

Nascido Antonio Ghislieri, era um menino pobre. Na infância, foi pastor de ovelhas e, aos 14 anos, entrou para a Ordem dos Pregadores de São Domingos. Adotou o nome Michele quando foi ordenado ao sacerdócio em 1528.

Pio V foi eleito como sucessor de Pio IV graças à propaganda de um outro grande santo, São Carlos Borromeo. Na solenidade de sua coroação papal (em 1566), dispensou a pompa e a circunstância porque, aos seus olhos, seriam ofensivas aos pobres da Itália que ali compareciam em massa.

Ele só tinha uma ideia em mente: colocar em vigor efetivamente os decretos do Concílio de Trento que foi encerrado dois anos antes sob Pio IV. Para começar, a festança da gastação de dinheiro sem medida foi abolida. Pio V era tão zeloso que, mesmo proclamado papa, manteve os hábitos monásticos dominicanos. Roma tinha uma tradição e tendência à opulência, e isto causou algumas dores de cabeça ao papa, que foi acusado inclusive de tentar levar rigor do monasticismo dominicano a toda população da cidade.

Curiosidade: seus hábitos alimentícios – tomar refeições sozinho e em silêncio - passaram a ser adotados por todos os papas depois dele até o século XX). Também o hábito branco, com o qual estamos acostumados a ver nossos papas, foi adotado por São Pio V. Devemos também agradecer a Pio V, pela Missa popularmente conhecida aqui no Brasil como: Missa de Pio V ou Missa Tridentina, por ocasião do concílio de Trento. Esse Rito Extraordinário que nos é apresentado e celebrado até os dias de hoje, é um dos ritos mais belos da Igreja Católica.

Contribuições de Pio V

Foi severo com o nepotismo e exigiu que os clérigos residissem em suas dioceses (era hábito nomeá-los para um local e eles, pelos mais diversos motivos, morarem em outro). Fidelíssimo às diretrizes de Trento, publicou o catecismo romano em 1566, um breviário romano em 1568 e um Missal revisado em 1570. Pode parecer pouca coisa, mas com estas duas medidas, o Missal e o Breviário, unificou-se, pela primeira vez, a celebração da missa e a recitação do Ofício Divino. Em outras palavras, se hoje você, estando onde estiver, vai assistir a mesma missa, seja Cabroró ou Paris, isso se deve aos primeiros passos dados no século XVI por São Pio V.

Também devemos a Pio V a restrição da concessão de indulgências - que foram usadas como pretexto para a Reforma Protestante - e das dispensações (algo como o golpe do atestado médico que as pessoas adoram aplicar para não irem trabalhar). A ideia de papa missionário, que chegou ao auge com São João Paulo II, desenvolveu-se a partir de São Pio V. Tendo em vista as restrições de deslocamento da época, ele foi um papa viajante, indo em pessoa aonde o rebanho do Senhor estava, ao contrário dos demais papas, que raramente saiam de Roma. Mesmo quando ele não podia ir, enviava emissários em seu nome por toda a Itália e para além das fronteiras, não só da Itália, mas da Europa. Colocando em perspectiva, foi uma obra de divulgação realmente fabulosa.

Um outro aspecto de seu papado foi a valorização da Santa Inquisição. São Pio V reconstruiu o palácio inquisitorial, destruído pelos detratores do falecido papa Paulo IV, e comparecia muitas vezes aos julgamentos.

Ele foi o último papa a excomungar um rei - no caso rainha, a infame Elisabeth I. Isso acabou por abrir as portas do inferno aos católicos ingleses, que foram perseguidos, encarcerados, desapropriados, torturados e mortos. E tem gente que chama a rainha Mary, irmã da cuja, de “sanguinária”.

Morte

São Pio V faleceu em 1º de maio de 1572 aos 68 anos. Seu túmulo é magnífico e se localiza na Basílica de Santa Maria Maior. Comemoramos seu dia litúrgico hoje 30 de abril.

Oração do Vinde, Espírito Santo

São Pio V, rogai por nós! Salve Maria.

--

--

Eduardo Moura
Eduardo Moura

Written by Eduardo Moura

Ad maiorem Dei gloriam! — Minha missão é ensinar e, com o auxílio da graça de Deus, converter. Escritos de um católico sobre catequese e vida dos Santos.⚜️

No responses yet